quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Vai um biscoitinho aí!

Uma pergunta tem me inquietado ultimamente:Qual o papel da igreja?

Na minha visão o papel da igreja no mundo, como sal e luz que deveria ser, é melhorar a condição de vida das pessoas.
Não só no aspecto espiritual, mas também em todas as outras áreas que a compõe.
Por exemplo, Jesus podia, depois de ter curado a muitos e certamente ensinado algo à multidão, os despedir pra que cada um providenciasse sua própria comida, como sugeriram os discípulos, mas ao invés disso ele preferiu multiplicar pães e peixes e assim alimentar a todos.
Ou podia ter ido embora do casamento assim que o vinho acabou, mas a festa estava tão boa e as pessoas deveriam estar tão felizes que Ele não quis estragar aquele momento de alegria e resolveu tornar a água mais saborosa a transformando em vinho.
Eu não sei se você percebe que ao realizar milagres, Jesus estava muito mais preocupado em atender as necessidades das pessoas do que mostrar que tinha poder de Deus pra fazer o que quisesse.

Por isso que, pra mim, o sentido do evangelho é de ação social, sim. Além do estudo e da praticar do que se entende por Palavra de Deus e Sua vontade.
Lembra do que Paulo falou aos Coríntios no capitulo 13 de sua primeira carta:

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;
Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.
Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.

Agora sei exatamente o que Paulo quis dizer quando usou a expressão "Quando era menino falava como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. 
Entendo que ele quis dizer que também já tinha sido um daqueles babacas, malas e idiotas chamados de crentes que se impressionam com o que Deus podia fazer, mas que nunca tinham experimentado o "coisas maiores farão" a que a bíblia se refere por ser muito estúpido em, no caso dele, ser um ortodoxo fundamentalista da lei, no nosso caso, corrermos atrás de poder, unção e sobrenatural.
Mas depois que ele teve sua vida tocada pelo próprio Deus ele percebeu que o foco do cristianismo é outro.
Não adianta ter todos os dons se você não tiver amor e não agir por meio dele, se assim for de nada valeu sua vida aqui.


Essa foi a resposta que recebi um dia desses ao compartilhar esse meu ponto de vista:
-Eu acho que só ter estudos bíblicos e obras sociais não é o suficiente, deve-se buscar o recheio do biscoito.

Biscoito apesar de ser muito saboroso e nos distrair nos momentos de fome, não é capaz de saciá-la!

É exatamente assim que eu penso!

3 comentários:

  1. Interessante... Muito por sinal!
    Axo que vc deveria escrever mais..rs
    Beeijo =*

    ResponderExcluir
  2. Achei ótima a ilustração do biscoito. Passou bem a mensagem que você quis passar. Bela mensagem! ;)
    Abs!

    ResponderExcluir