quarta-feira, 3 de junho de 2009

Natureza humana

Se tem algo que me irrita na natureza humana (da qual infelizmente partilhamos) é o prazer no mórbido.
O quanto gostamos de ver briga, sangue, baixaria, acidentes, pornografia, e coisas afins.
-Ah, você não!?
Se você ouve falar que tem um corpo na esquina você não vai lá dar uma olhadinha.
-Ah, sim sei. Podia ser alguém conhecido. Claro, claro.
Vidra os olhos na televisão em coberturas ao vivo de tragédias em pequena, média ou grande escala.
-Hum, você se comove.
Entorta o pescoço na rua pra ver acidentes sem a menor intenção de ir ajudar. Só fica olhando pra ver se tem alguém morto.
-De novo podia ser alguém conhecido, um parente, sei.

Fico pensando, porquê somos assim? Porque temos essa natureza tendenciosamente ruim? Essas perguntas surgiram de dois motivos centrais. Um foi a queda do
Airbus 447 e a espetacularização em torno dessa catástrofe pela mídia e pelos telespectadores. E o outro motivo é um programa da Band chamado de E24, que eles classificam de jornalismo, mas eu de sensacionalismo ordinário, onde é mostrada a emergência de um hospital como entretenimento.
Cheguei a uma conclusão.
A culpa é de Adão e Eva (quer coisa mais humana que transferir culpa pra o outro, como eu estou fazendo agora?). Mas é que sou criacionista, creio de verdade que DEUS criou o homem então pra mim só pode ser essa a resposta. Deduzo que os sentimentos negativos nasceram em decorrência do 'pecado original'. Acredito que eles não foram castigados apenas por desobedeceram a DEUS mas por deformarem a natureza humana desfazendo a ordem natural das coisas e por trazerem a nós rebeldia, ódio, ciúme, inveja, ira e tudo que se pode enquadrar na categoria 'defeitos'.
Ou você acha que eles aceitaram 'numa boa' serem expulsos do paraíso? Nananinanão!!!
E como recebemos os seus genes, que é a maldita unidade fundamental da hereditariedade veio o pacote completo, doenças, sentimentos negativos e morte. E por isso todos os seus descendentes (me and you too) carregaram características pessoais deles. Mesmo sabendo que DEUS tinha um plano B pra tudo isso (JESUS) é triste ver como apesar de escracharmos com eles (Adão e Eva) por caírem na conversa da serpente o bote da mesma já nos envenenou há muito tempo.
É meu chapa temos mais deles do podemos imaginar. Isso não é uma doutrina nova ou um estudo científico é apenas o que eu penso!

Ps.: Quanto aos familiares e amigos da vítimas da queda do
Airbus 447 eu realmente me solidarizo mas gente morre todos os dias inclusive ao nosso redor e nós não nos sensibilizamos tanto ao ponto de fazer algo pelos que ainda estão vivos. Mas fique a vontade pra ser me julgar como insensível, ignorante ou (deixe aqui seu xingamento). Eu simplesmente não me importo com esse tipo de divergência.

Um comentário:

  1. Muito Bom!!!
    lembro de uma frase, acho que é de uma música do APC 16,
    "não me traga flores no dia do meu enterro,
    traga enquanto ainda posso aprecia-las."

    e também de Eclesiastes 9.10 Tudo o que te vier a mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças... e ainda Jesus dizendo em MT 8.22 "Deixa os mortos sepultarem os mortos."

    e chego a conclusão que nós cristãos deveriamos ser diferentes.

    ResponderExcluir