domingo, 24 de maio de 2009

Entrar ou fugir?!


"18.E todo o povo viu os trovões e os relâmpagos, e o sonido da buzina, e o monte fumegando; e o povo, vendo isso se retirou e pôs-se de longe.
19.E disseram a Moisés: Fala tu conosco, e ouviremos: e não fale Deus conosco, para que não morramos.
20.E disse Moisés ao povo: Não temais, Deus veio para vos provar, e para que o seu temor esteja diante de vós, afim de que não pequeis.
21. E o povo estava em pé de longe. Moisés, porém, se chegou à escuridão, onde Deus estava."
Êxodo 20:18-21


Você se expõe quando o tempo fecha? Vai pra rua durante um temporal? Passeia durante um aguaceiro? Agora junta tudo isso mais uma voz ensurdecedora que vem do alto de uma luz incandescente que dói aos olhos mesmo eles estando fechados.
Você 'cai pra dentro' ou 'dá no pé'?
Pois bem, nesse texto DEUS já estava de saturado do seu povo, tanto que acabara de estabelecer regras morais e sociais que regessem sobre eles.
Mas mesmo com medidas de lei, DEUS sabia que precisava de algo mais pra assegurar ao povo que Ele estava falando sério.
O quê que Ele faz?
Uma mega produção que nem Hollywood ou Spielberg fariam melhor. Trovões e relâmpagos, sons de buzinas e monte fumegando... Buuuh!!!
Deus teve que ser bem teatral pra se impor perante o povo. Não que Ele precisasse, mas pra que eles soubessem que teriam conseqüências pra quem infringissem as Suas leis.
Fico imaginando se DEUS usasse essas mesmas técnicas conosco, será que seriamos cristãos melhores?
Infelizmente, acho (de em minha opinião e não de dúvida) que não. Até por que com tudo isso o povo ainda teve a estupidez de levantar um bezerro de ouro pra adorar. Sabe de uma coisa;
DEUS não mudou muito menos o homem.
Ainda temos as mesmas ações imaturas daqueles que foram antes de nós. Por isso vejo o quanto a Bíblia serve pra nós quanto serviu pra eles.
Às vezes leio alguns textos da Bíblia e me pergunto: 'Peraí', os hebreus eram idiotas ou o quê? Como que DEUS acaba de falar não façam isso, isso e isso. Aí eles vão lá e fazem. Parecem crianças...
OPS! Sou um desses idiotas!
Definitivamente, precisamos de tábuas da lei, regras, rotas de comportamento pra serem seguidas. Não basta ouvir sua voz, se é que entramos pra ouvir. Na maioria das vezes preferimos ficar em pé de longe aguardado pra ver se Moisés volta.
E o "pior" disso tudo é que temos absoluta consciência da nossa condição de errados e errantes (ver verso 19).

É, temos que nos chegar à escuridade onde DEUS estava...

3 comentários:

  1. Caraca muitooO forte vei..
    eh verdade sou uma dessas idiotas tb... =/

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Hum... uma boa reflexão.
    Exatamente! Continuamos sendo os mesmo ou melhor cada geração que tem vindo são piores que as de outrora, mas isso é para que se cumpra as sagradas escrituras.
    Então o que cabe a nós é deixarmos de lado tanta dureza de coração e nos aproximarmos mais de Deus.
    E buscarmos experiências que nos levará a constante MUDANÇA!

    ResponderExcluir