domingo, 29 de março de 2009

Que tipo de planta você é?


"Foram uma vez as árvores a ungir para si um rei, e disseram à oliveira: Reina tu sobre nós. Porém a oliveira lhes disse: Deixaria eu a minha gordura, que Deus e os homens em mim prezam, e iria pairar sobre as árvores? Então disseram as árvores à figueira: Vem tu, e reina sobre nós. Porém a figueira lhes disse: Deixaria eu a minha doçura, o meu bom fruto, e iria pairar sobre as árvores? Então disseram as árvores à videira: Vem tu, e reina sobre nós. Porém a videira lhes disse: Deixaria eu o meu mosto, que alegra a Deus e aos homens, e iria pairar sobre as árvores? Então todas as árvores disseram ao espinheiro: Vem tu, e reina sobre nós. E disse o espinheiro às árvores: Se, na verdade, me ungis por rei sobre vós, vinde, e confiai-vos debaixo da minha sombra; mas, se não, saia fogo do espinheiro que consuma os cedros do Líbano." Juízes 9:8-15

Oliveira, figueira e videira são plantas conhecidas na Bíblia por seus frutos. Podemos ver em diversas passagens essas árvores (e seus frutos) como símbolos de unção, cura e poder, mas nesse texto específico Deus usa esses elementos pra se referir a pessoas. Não apenas aos moradores de Siquém, mas a nós também.

Quantas vezes nós (oliveira, figueira e videira) permitimos que um espinheiro (planta sem a menor relevância na Bíblia) governe sobre nós?

Isso acontece todas as vezes que nos omitimos diante de uma situação ou quando nos acomodamos com a idéia de que alguém pode fazer o que está sendo solicitado a nós (deve ter sido o "pensamento" da oliveira e da figueira, já que eram as primeiras a serem chamadas e ainda restava a videira que podia reinar sobre todas as outras.)

"Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira... Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação." Habacuque 3: 17,18

Não percamos oportunidades.

2 comentários:

  1. Bom, Muito bom!
    Viajeiiii legal mesmo ;D

    ResponderExcluir
  2. esse trecho de habacuque é muito bonito...
    que legal aqui :)
    obrigada pela visita...

    e é o q vc falou mesmo, a gente tem que decidir o que nos influencia..

    =*
    Deus abençoe

    ResponderExcluir