terça-feira, 2 de setembro de 2008

Oração


Outro dia (em algum lugar) antes de almoçar fui convidado a orar. Fiz uma oração de menos de um minuto. Algo tipo: Senhor, te agradecemos por esse alimento e abençoamos as mãos que o fizeram chegar a essa mesa, em nome de Jesus. Amém.
Pra quê, velho?!
Parece que eu tinha blasfemado o Espírito Santo.
-Isso é oração!? Me indagaram.
-Hum hum . Respondi eu, querendo dizer sim ou é claro.
Refizeram a oração e enfim almoçamos.
É obvio que esse episódio me levou a pensar acerca do que, de fato, deve ser uma oração.
No livro de Mateus 6: 9 -13 temos o que JESUS orou isso segundo Mateus e as gerações que traduziram a Bíblia. Pra mim é uma oração perfeita. Completa.
Mas, apesar dessa oração começar com “Portanto, vós orareis assim:” o texto todo trata de como não se portar sendo cristão. Gosto especialmente dos versículos cinco a oito. Que fala como devemos orar.
Qual a melhor forma de orar? Ajoelhado ou durante o Cooper matinal? No quarto fechado ou no ônibus indo trabalhar? Com a melhor roupa que temos ou durante o banho?
Ops, no banho não, sem roupas, nem pensar! Me lembro que há cerca de uns quatro anos fui advertido a não orar sem camisa...
Jesus, me apareça!!!
Quer dizer, espere aí. Quem estabelece esse tipo de coisa?
Enquanto querem privatizar a forma de como nos comunicamos com DEUS tem pessoas sofrendo e morrendo no mundo sem saber que podem falar com ELE. Que tem liberdade de acesso a ELE, sem mediadores, ou melhor, apenas com JESUS como a ponte.
Oração é uma fala, uma conversa geralmente. Então fale. Nada de ficar repetindo modelos de orações pré-estabelecidas. Oração pra cura, oração de libertação, oração de prosperidade... Que nada, fale com DEUS como você fala com as pessoas que tem intimidade. Sem esquecer que ELE é DEUS. Qual pai não se sente lisonjeado quando o filho vai até ele com elogios e não apenas com pedidos pra fazer? Ou que não fica feliz quando sente que o filho o tem como um amigo e conta seus segredos, sonhos e planos?
Pense nisso.

Ah e realmente a minha oração pequena não foi a ideal, esqueci de orar por quem não tinha nada pra comer naquele momento.
Até...

2 comentários:

  1. Cara, seu blog tá show!
    De fato, concordo com tudo o que disse a respeito da oração. A comunicação com Deus é pessoal. É isso aí, pra quê complicar algo tão simples?

    Valeu man, um abraço.

    ResponderExcluir